quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A AOSB DESEJA A TODOS UM FELIZ 2015!!

 
 
O Tempo (Carlos Drummond de Andrade)

" Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e começa tudo outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente.
Para você desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada.
Para você, desejo todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar.
Para você, neste ano novo, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas......
Mas nada seria suficiente...
Então desejo que você tenha muitos desejos, desejos grandes inspirados pelo Espírito Santo e que eles possam mover você a cada minuto ao rumo de sua felicidade, com as bênçãos de DEUS!!!

UM FELIZ 2015, com muita Paz, saúde e amor!!!
São os votos da Associação dos Ostomizados de Brasília - AOSB.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mensagem de Natal e Ano Novo da Associação dos Ostomizados de Brasília.


A AOSB deseja a todos um Feliz e Santo Natal!!!

Que toda a luz do seu Natal possa trazer muitas e muitas realizações, bem como saúde, sucesso, amor e que você possa ter sempre tudo o que há de melhor e o que a vida poderá lhe oferecer.

Foto: A AOSB deseja a todos um Feliz e Santo Natal!!!

Que toda a luz do seu Natal possa trazer muitas e muitas realizações, bem como saúde, sucesso, amor e que você possa ter sempre tudo o que há de melhor e o que a vida poderá lhe oferecer.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SAIBA COMO FOI A REUNÃO DE DEZEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA.


A nossa reunião foi mais um encontro muito feliz, tivemos nossa oração inicial e lindas palavras sobre o natal proferidas pelo ostomizado, Padre Amauri Aviz. Tivemos uma palestra muito interessante com o tema Terapias Integradas no Restabelecimento Humano, ministrada pela ex- ostomizada Myrtes Helena J. F. Matos, que nos ensinou, tomando como base as terapias alternativas, que o ser humana não é somente o que nossos olhos conseguem ver, a parte física, externa, mas se constitui em uma fonte de pura ENERGIA. Que tudo que tem vida, tem energia e emana energia. O Universo é constituído de grande fonte energia. O ideal é unirmos a energia do universo à nossa energia pessoal. 

Muitas vezes um corpo em desarmonia, bloqueia ou dispersa energia. Pontos chaves no nosso organismo são bloqueando, causando assim uma disfunção ou um mau funcionamento de vários órgãos. Desequilíbrios emocionais também podem bloquear ou tornam ausente a energia que existe no nosso corpo, e podem até se transformar em várias doenças. A busca do equilíbrio físico e emocional pode ser atingido acrescentando-se no nosso dia-a-dia algumas práticas de terapias alternativas de saúde. A Rede SUS proporciona a população alguns tipos de terapias. CLIQUE AQUI E CONFIRA AS TERAPIAS OFERECIDAS GRATUITAMENTE PELO SUS E ONDE REALIZÁ-LAS!!

Durante nossa reunião também realizamos a nossa confraternização de Natal. Gostaríamos de agradecer a presença de todos os Ostomizados, ex-ostomizados, familiares, enfermeiros e alunos do curso de enfermagem da UNB que abrilhantaram nosso evento. Agradecemos também as empresas Hollister e a Coloplast por nos ajudarem a organizar nossa comemoração de Natal.  Veja algumas fotos:



 

 


 



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

3 DE DEZEMBRO DE 2014 - DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. A realização de concursos (de cartazes ou frases) é um exemplo de atividades levadas a cabo neste dia, com o fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.  
Câmara Federal Realiza Sessão Solene Pelo Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência




A solenidade contou com a presença de 300 convidados entre representantes do governo federal, sociedade civil e parlamentares. A luta para trazer para a prática as leis brasileiras pela acessibilidade e internalizar no cotidiano da sociedade a cultura de equiparação de oportunidades e igualdade, foram os pontos principais que marcaram a sessão solene que homenageou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na manhã desta quarta-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Realizada a pedido da deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), a solenidade contou com a presença de 300 convidados entre representantes do governo federal, sociedade civil e parlamentares, no auditório Nereu Ramos.
O Secretário Executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Claudinei Nascimento, afirmou que a legislação brasileira figura entre as mais avançadas do mundo em relação à promoção dos direitos das pessoas com deficiência e que o país passa por um momento em que governo e sociedade estão empenhados em consolidar uma transformação social.
“Precisamos transformar em realidade tudo o que existe em legislação. Essa transformação precisa acontecer no município, na escola, nos espaços privados ou onde mais pudermos divulgar esta cultura inclusiva. Estamos conseguindo muitos avanços. Legislação sem a prática é apenas tinta no papel", disse Claudinei.

Avanços do Viver sem Limite - O secretario nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), considerou o final do ano de 2014 como o fechamento de um ciclo de políticas e avanços com o plano Viver sem Limite.
“Pela primeira vez na história deste país tivemos o tema das pessoas com deficiência na agenda prioritária da presidência da República, e foi a partir do Plano Viver sem Limite de 2011, que tivemos a possibilidade de ter políticas públicas articuladas em 15 ministérios, impulsionadas pelos compromissos internacionais que o Brasil assinou e a ratificação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU como emenda constitucional”, reiterou o secretário.

Além de enumerar realizações pela acessibilidade na Educação, Saúde e Ferreira falou sobre o processo de evolução de temas como a acessibilidade do transporte público e as mediações realizadas entre instâncias de governo, sociedade civil e iniciativa privada na busca pela acessibilidade plena nos transportes. “Não temos transporte acessível em 100% do país, mas foi a partir do Decreto nº 5296/2004 que se estabeleceu um prazo de dez anos que garante que hoje tenhamos mais transportes acessíveis do que e 2004”, comentou o secretário, citando que em muitas cidades a frota chega a 80%, além do feito de cidades como Joinville, Goiânia, Campinas e Uberlândia que alcançaram 100%.
“Garantimos que desde 2008 os ônibus saem do parque de indústrias com acessibilidade, então é natural que na medida em que a frota antiga saia de circulação, os ônibus acessíveis cheguem a 100% da frota”, o secretário disse ainda que o ônibus de piso baixo, que dispensa os elevadores, serão um passo seguinte assim que os projetos estejam viáveis e disponíveis à produção industrial.

Além da deputada federal, Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), estiveram presentes na mesa diretora o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), ambos membros da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência, e o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira.

Lançadas convenção comentada e cartilha - Durante a sessão, a SDH/PR lançou a versão comentada da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, que reúne a visão de 43 especialistas sobre os 50 artigos da Convenção, analisando as barreiras, os desafios e as conquistas do segmento.
“O objetivo foi compor um livro que pudesse espelhar sobretudo a voz da sociedade civil. A convenção é importantíssima para a educação inclusiva, com escolas acessíveis e para mostrar que as restrições não estão nas pessoas, que as deficiências estão no entorno, nas barreiras arquitetônicas e atitudinais”, afirmou Waldir Macieira, que foi um dos organizadores da publicação.

A assessora internacional e co-fundadora do Movimento Down, Christiane Aquino Bonomo, lançou a cartilha Escola para Todos, elaborada pelo Movimento Down. A publicação tem o objetivo de informar as famílias das pessoas com deficiência sobre o direito de matricular seus filhos com Síndrome de Down nas escolas, além de orientar o exercício deste direito.
 
Matéria divulgada pela Assessoria de Comunicação Social www.sdh.gov.br https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

REUNIÃO DA AOSB DE DEZEMBRO: VOCÊ NÃO PODE PERDER!! PROGRAME-SE!!

 


MAIS UM ANO CHEGA AO FIM E NÃO PODEMOS DEIXAR DE, PRIMEIRAMENTE, AGRADECER A DEUS POR TER NOS ABENÇOADO E GUIADO NOSSAS VIDAS, SEGUNDO, A TODOS QUE COLABORARAM PARA O SUCESSO ALCANÇADO PELA NOSSA ASSOCIAÇÃO.  

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS OS OSTOMIZADOS, FAMILIARES, CUIDADORES, AOS RESPRESENTANTES DE LABORATÓRIOS DAS EMPRESAS HOLLISTER, COLOPLAST E CONVATEC E, TAMBÉM, A TODOS OS DIFERENTES PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE, QUE NOS APOIARAM NA BUSCA DE MELHOR ORIENTAR E ASSISTIR AS PESSOAS OSTOMIZADAS, NAS SUAS DIFERENTES NECESSIDADES.  GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A DIREÇÃO DO HUB POR TER NOS CEDIDO O ESPAÇO E A TODOS OS SEUS FUNCIONÁRIOS, QUE NOS AUXILIARAM NO DESEMPENHO DOS NOSSOS TRABALHOS.

PARA FECHARMOS O ANO COM CHAVE DE OURO TEREMOS UMA BELÍSSIMA PALESTRA, QUE SERÁ MINISTRADA POR NOSSA AMIGA E EX-OSTOMIZADA, A SRA. MYRTES HELENA J. F. MATOS E, EM SEGUIDA, TEREMOS NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO, A NOSSA COMEMORAÇÃO DE NATAL.

TEMA: TERAPIAS INTEGRADAS NO RESTABELECIMENTO HUMANO.

DATA: 05 DE DEZEMBRO.
HORÁRIO: 9:00 HORAS
LOCAL: HUB - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, SGAN 605, L2 NORTE, ASA NORTE.
Nº DA SALA: 20 (entrada pelo prédio do Pronto Socorro, 1º andar).

CURRÍCULO DA PALESTRANTE


- GRADUADA PELA   UERJ,  UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  EM SERVIÇO SOCIAL.
- ESPECIALIZAÇÃO EM  PSIQUIATRIA ( PARA  TRATAMENTO CLÍNICO FAMILIAR )  PELA ACADEMIA MILITAR DE MEDICINA  RIO DE JANEIRO.
- PÓS-GRADUADA   EM PSICOMOTRICIDADE  (EDUCAÇÃO CONSTRUTIVISTA) PELO IBMR  - INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO- RIO DE JANEIRO.
- CURSOS COMPLEMENTARES ;
- REIKI MASTER E KARUNA REIKI MASTER;
- BALANCEAMENTO MUSCULAR/CORPORAL.
- RADIESTESIA  - PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TERAPEUTAS HOLÍSTICOS E ENERGÉTICOS.


COMO ENCONTRAR AS PRÁTICAS EM BRASÍLIA:

GERPIS - Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Em Brasília).

Tem como missão, o desenvolvimento, a gestão e a produção de conhecimento na área das Práticas Integrativas em Saúde - PIS, no âmbito do SUS-DF, com foco na promoção e na integralidade do cuidado à saúde.

Gerente: Adelyany Batista dos Santos
Núcleo de Planejamento e Produção do Conhecimento em Práticas Integrativas em Saúde: Daniela Santos
Núcleo de Medicina Natural e Práticas Integrativas em Saúde: Alexandre Staerke
Telefone: 33486191 / 2467.

 
Clique em cima das práticas e localidades abaixo para acessar as informações!!

Contatos
Conheça as Práticas Integrativas oferecidas no SUS-DF
 
Veja onde são oferecidas as práticas integrativas:
 
Acupuntura
Antroposofia
Arteterapia
Automassagem
Fitoterapia
Hatha Yoga
Homeopatia
Lian Gong
Meditação
Musicoterpia
Reiki
Shantala
Tai Chi Chuan
Terapia Comunitária

 
Veja quais Práticas Integrativas que são oferecidas perto de você:
 
Asa Norte, Lago Norte, Cruzeiro, Vila Planalto
Asa Sul, Lago Sul
Brazlândia
Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way
Ceilândia
Gama
Guará
Paranoá
Planaltina
Recanto das Emas
Samambaia
Santa Maria
São Sebastião
Sobradinho
Taguatinga

*Informações sujeitas a atualização
*Verifique com a Unidade de Saúde se o serviço está disponível no momento

 
 VISITE O SITE DA GERPIS CLICANDO AQUI!!

 CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O TEMA!!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quebrando Tabus e mostrando o verdadeiro amor pela vida com Ostomia

DOENÇA INTESTINAL, INFORME-SE!!

Matéria feita por Dr Fabio Atui

Você sabe o que são divertículos?

  

Mesmo sem saber direito o que são, a maioria das pessoas com mais de 60 anos tem estas dilatações na parede do intestino.
O cólon, ou intestino grosso, tem camadas musculares que dão estrutura para as paredes, mantendo sua forma e calibre, permitindo a contração de suas paredes para fazer a propulsão do bolo fecal, ou seja, garantir o trânsito intestinal.
Estas camadas musculares têm pontos de fraqueza, buraquinhos por onde os vasos sanguíneos entram na parede do intestino para levar sangue e oxigênio às demais camadas que formam a parede do órgão. (que não é perfurado!)

Quando o intestino se contrai, especialmente se o bolo fecal estiver muito líquido, sem fibras, a pressão dentro do intestino aumenta muito e as camadas menos resistentes podem ser empurradas através destes pequenos orifícios, causando pequenas dilatações na parede do intestino. Quando olhamos por fora do tubo, vemos pequenas bolinhas e quando olhamos por dentro vemos orifícios - essas dilatações são chamadas divertículos.
Para entender melhor, imagine uma bola de futebol que o couro está descosturado. Causando uma fraqueza na parede rígida, a câmera vai se dilatar nesta região que vai gerar um calombo, se olhássemos por dentro da bola veríamos um buraco na câmera, por fora nota-se a dilatação. Na doença diverticular isso ocorre em diversos pontos fazendo uma sequência de dilatações, chamada diverticulose.

Na diverticulose três coisas podem acontecer:

- Nada. Isto é o que ocorre na maioria dos casos, muita gente tem diverticulose e nem sabe, a grande maioria das vezes nenhum sintoma ocorre e nada precisa ser feito.
- Hemorragia digestiva. Alguns indivíduos com diverticulose apresentam sangramento através do ânus, decorrente de hemorragia nos vasos junto ao divertículo, é uma situação rara e a maioria das vezes autolimitada, ou seja, o sangramento para sozinho, mas um médico deve ser consultado para o diagnóstico e acompanhamento cuidadoso.
- Diverticulite. Algumas vezes estes divertículos podem entupir com resíduos da digestão e inflamar, levando à famosa diverticulite, que cursa com dor, febre e pode causar até perfuração do cólon.

A diverticulite pode se apresentar em vários graus, quadros graves que necessitam de cirurgia são raros, em geral um tratamento clínico com antibióticos e analgésicos são suficientes para controlar as crises, mas atendimento médico especializado deve ser procurado.
A maioria das crises se resolve clinicamente, entretanto, quando as crises são recorrentes e de forte intensidade, a opção do tratamento cirúrgico se impõe.
O procedimento é realizado fora do momento de crise e visa retirar a parte do intestino acometida pelos divertículos, é realizada por via laparoscópica, ou seja com técnica minimamente invasiva, causando pouco desconforto pós operatório e um retorno breve para as atividades normais do paciente.

Algumas pessoas têm a dúvida se a diverticulite pode virar câncer. A resposta é não. Porém, quem come pouca fibra costuma ter mais divertículos e mais câncer também, mas não há relação de causalidade entre estas doenças.
Muitos pacientes também perguntam se caroços de frutas poderiam entupir os divertículos e causar a diverticulite. Na verdade, estudos mostram que não há nenhuma relação entre a ingestão destes alimentos e as crises, entretanto, se você não se sente bem ao consumir sementes de uvas, tomates, jabuticabas e etc, minha sugestão é que evite estes alimentos, mas não há uma proibição médica para isso.

De qualquer forma, se você tiver algum desses sintomas, procure o seu médico para que o melhor tratamento seja feito.
Fique de olho,
Saúde!

DIFICULDADES DE UMA PESSOA OSTOMIZADA.

Este vídeo quer mostrar as dificuldades enfrentadas por uma pessoa ostomizada ao ter que se utilizar de um banheiro público. Este vídeo foi apresentado durante a Sessão da Câmara Municipal de São José do Rio Preto do dia 18/11, na qual teve a participação da Presidente da AORP, Sra. Sionéia Magali Garcia, Dr. José Altino (Oncologista) e Dra. Sueli Kaiser do Grupo CENE.O objetivo principal foi reivindicar dos senhores vereadores votação de projeto de lei tornando obrigatório a instalação de banheiros adaptados para ostomizados e colocação de duchas higiênicas nos banheiros públicos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A AOSB COMEMOROU NO DOMINGO, DIA 16 DE NOVEMBRO O DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS. CONFIRA!!

Foi um dia de total descontração. Houve muito bate-papo e muita risada!! O churrasco os demais pratos estavam deliciosos!! A música ficou por conta do ostomizado Claudisbel que cantou um lindo repertório de músicas, algumas de sua própria autoria, acompanhado do seu pai, o Senhor José. Aconteceu também um animado e divertido bingo com distribuição de diversos brindes.

Agradecemos a Diretoria da AOSB que com muito carinho organizou todo o evento; aos familiares dos ostomizados que também ajudaram na limpeza, organização e ornamentação do local, às empresas COLOPLAST e CONVATEC pelo patrocínio, ao Lúcio que conseguiu o local para realizarmos a nossa comemoração, ao cantor Claudisbel e seu pai pela música ao vivo e ao Guilherme e sua esposa Ana que com muito carinho e dedicação prepararam toda a comida.Confira vídeo e fotos!!

 Clique aqui e confira nosso vídeo!!











sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A AOSB IRÁ COMEMOR O DIA NACIONAL DA PESSOA OSTOMIZADA. PARABÉNS A TODOS OSTOMIZADOS!!


RELEMBRANDO O QUE FOI DIVULGADO EM NOSSAS REUNIÕES, NO DIA 16 DE NOVEMBRO COMEMORAREMOS O DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS, E É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE RENOVAMOS NOSSO CONVITE  A VOCÊ ASSOCIADO E SUA FAMÍLIA PARA  UNIREM-SE A NÓS, NUM CHURRASCO COMEMORATIVO. COM CERTEZA SERÁ UM DIA MUITO DIVERTIDO E FELIZ, ALÉM DE SER UM EXCELENTE MOMENTO PARA NOS CONFRATERNIZARMOS E TROCARMOS EXPERIÊNCIAS DE VIDA!!

DATA: 16 DE NOVEMBRO (DOMINGO)
LOCAL: CHÁCARA 122, CASA 14, NA COLÔNIA AGRÍCOLA SAMAMBAIA, EM VICENTE PIRES.
HORÁRIO: A PARTIR DAS 10 HORAS. 

CONFIRME SUA PRESENÇA, DE PREFERÊNCIA ATÉ SEXTA (15/11), LIGANDO NOS TELEFONES: 8519-0717 (OI) e 8110-3443 (TIM), OU ATRAVÉS DO E-MAIL DA ASSOCIAÇÃO: ostomizadosdebrasilia@gmail.com

CONHEÇA UM POUCO DA CHÁCARA CEDIDA PELO OSTOMIZADO LÚCIO CÉSAR DA CRUZ PARA REALIZARMOS NOSSO EVENTO. 
APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA AGRADECÊ-LO, OBRIGADA LÚCIO POR SUA GENTILEZA!! 



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

OSTOMIZADOS & CIA: DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS - 16 DE NOVEMBRO

OSTOMIZADOS & CIA: DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS - 16 DE NOVEMBRO: No próximo domingo, dia 16 de novembro de 2014, os ostomizados brasileiros comemoram o DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS , regulamentado pela L...

SAIBA COMO FOI A REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA DO DIA 07 DE NOVEMBRO.

 A reunião foi mais uma vez maravilhosa!! Primeiramente, o Ostomizado José Amauri de Aviz (Vigário) fez a abertura da nossa reunião nos fazendo refletir sobre o verdadeiro significado da VIDA, usando para isso um texto muito lindo: UM SALMO DA VIDA (Henry Wadsworth Longfellow).

UM SALMO DA VIDA

Não me diga, em números lamentáveis,
que a vida não passa de sonho vazio!
Pois a alma que dorme está morta
e as coisas não são o que parecem.
A vida é real! A vida é séria!
E o túmulo não é sua meta;
“Tu és pó e ao pó retonarás”
não foi dito sobre a alma...
No vasto campo de batalha do mundo,
no acampamento da vida,
não seja como o gado estulto, que se deixa conduzir!
Seja um herói na luta!
As vidas dos grandes homens lembram-nos que podemos fazer nossa vida sublime,
e, ao partir, deixar
pegadas na areia do tempo.
Pegadas que talvez outro,
navegando o solene pélago da vida,
um irmão náufrago sem esperança,
vendo-as, recobrará o ânimo.
Henry Wadsworth Longfellow

Em seguida o Padre José Amauri também nos indicou a leitura do Livro A Extraordinária Liderança de Gandhi, e logo após fizemos, como de costume, a Oração Universal do Pai Nosso. 

Em uma segunda parte da reunião, tivemos a ilustre presença do Dr. Francisco Diogo Rios Mendes, Urologista, que realizou uma palestra com diversos assuntos de interesse de todos os Ostomizados. Apesar de ser médico urologista, e na prática atender com frequência pessoas urostomizadas, nos deu uma espetacular aula que tratou sobre diversos assuntos, dentre eles:
- Falou sobre todos os tipos ostomia, fato esse que despertou o interesse e beneficiou todos os tipos de ostomizados. De uma forma simples procurou nos explicar como são realizadas as cirurgias para construção dos estomas e quais as causas mais comuns que podem levar as pessoa a terem que realizar tais cirurgias.
- Abordou alguns tipos comuns de complicações no trato dos estomas, como por exemplo, a dermatite e o prolapso, como buscar preveni-las ou, após o aparecimento, possíveis soluções para o tratamento.
- Deu dicas de como diminuir o odor internos das bolsas coletoras;
- Nos relembrou sobre alguns dos nosso direitos de cidadãos, como o de ser atendido pelo SUS por uma equipe multidisciplinar, incluindo atendimento com Enfermeiros especializados no trato de pacientes ostomizados, Nutricionistas, Psicólogos e também Assistentes Sociais.
- Nos conscientizou da importância de solicitar da rede SUS produtos de boa qualidade que possam nos oferecer mais segurança, comodidade, e com isso, nos proporcionar melhor qualidade de vida; e 
- Nos ensinou, principalmente, que a melhor forma de alguém evitar passar por uma cirurgia de estomia é buscando a PREVENÇÃO das doenças, ou seja, realizar checkups completos regularmente (sugestão anual). 

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER DE CORAÇÃO AO DR. DIOGO MENDES POR TER SEPARADO UM POUCO DO SEU TEMPO, MESMO TENDO UMA AGENDA BEM CHEIA, PARA AJUDAR A NOSSA ASSOCIAÇÃO, REALIZANDO ESSA SENSACIONAL PALESTRA QUE ENCANTOU A TODOS. OBRIGADA TAMBÉM PELO CARINHO E ATENÇÃO DEMONSTRADOS EM CADA MOMENTO QUE RESPONDEU AS DÚVIDAS DOS NOSSOS ASSOCIADOS. 

Chegando ao final do nosso encontro fizemos um delicioso lanche e comemoramos o aniversário dos Ostomizados do mês de outubro: Claudisbel, Lucas (nosso mascotinho) e Márcio.
 

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE OUTUBRO: LUCAS (NO COLO-10 MESES), CLAUDISBEL E AO MÁRCIO!!

LOCAIS ONDE O DR. FRANCISCO DIOGO RIOS MENDES ATENDE:
- Hospital de Base (Área de transplantes): SHIS Quadra 101, Bloco "B", Área Especial. Tels: 3315-1200/1800.
- Uromedical: SHLS 716, Conj. "N", Edf. Medical Center, bloco "A", S/N, Asa Sul, consultórios 202, 204 e 206.  Tel.: 3345-0805.
- Hospital Santa Luzia: SHLS 716, Conj. "E", consultório 10, Asa Sul. Tel.: 3345-5959/3345-0805.
- Instituto de Urologia e Andrologia de Brasília: SHLN 716, Conj. "E", Bloco "E", S/N, consutório 10, Asa Norte. Tel.: 3345-2020/ 0805 ou 5959.

CLIQUE AQUI E APRENDA A CONTROLAR SUA UROSTOMIA - HOLLISTER INCORPORATED.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

A PRÓXIMA REUNIÃO DA AOSB ESTÁ CHEGANDO, PROGRAME-SE!!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino." Pv 313-14. 

 

 COMO DIZ A BÍBLIA O CONHECIMENTO SÓ NOS ENRIQUECE , POR ISSO COMPAREÇA À NOSSA REUNIÃO E ADQUIRA DIVERSAS INFORMAÇÕES SOBRE AS ESTOMIAS URINÁRIAS, SUAS COMPLICAÇÕES E COMO PREVENIR DOENÇAS UROLÓGICAS QUE LEVAM OS PACIENTES A FICAREM UROSTOMIZADOS. 

 

DATA: 07 DE NOVEMBRO DE 2014. 

 

LOCAL: HUB- Hospital Universitário de Brasília, SGAN 605, Av. L2 Norte, SALA 20, ACESSO PELA ENTRADA DO PRONTO-SOCORRO,  1º ANDAR.  

 

HORÁRIO: 9:00 HORAS.

 

PALESTRANTE: DR. FRANCISCO DIOGO RIOS MENDES - UROLOGISTA.

http://www.brasiliaemdestaque.com.br/wp-content/uploads/2014/03/diogo.jpg
Graduação: Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Pós-graduação: Cirurgia Geral e Urologia (Hospital de Base do Distrito Federal) Mestrado: Ciências da Saúde (Conceito Capes 04 ) pela Universidade de Brasília (UnB) Doutorado: Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona (UB)Urológica (UnB) Residência médica: Cirurgia Geral e Urologia (Hospital de Base do Distrito Federal) Títulos: Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Locais onde o Dr. Diogo atende:
- Hospital de Base: SHIS Quadra 101, Bloco "B", Área Especial. Tels: 3315-1200/1800.
- Uromedical: SHLS 716, Conj. "N", Edf. Medical Center, bloco "A", S/N, Asa Sul, consultórios 202, 204 e 206.  Tel.: 3345-0805.
- Hospital Santa Luzia: SHLS 716, Conj. "E", consultório 10, Asa Sul. Tel.: 3345-5959/3345-0805.
- Instituto de Urologia e Andrologia de Brasília: SHLN 716, Conj. "E", Bloco "E", S/N, consutório 10, Asa Norte. Tel.: 3345-2020/ 0805 ou 5959.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Confira como foi a reunião da AOSB do dia 3 de outubro!!

 Clique no vídeo acima e entre um pouco no que foi o clima da nossa reunião.
 
Esse encontro foi mais um dia maravilhoso onde compartilhamos informações muito úteis e importantes!! Os associados puderam se inteirar, com esclarecimentos das Enfermeiras Beatriz Vieira e Verônica Carneiro Ferrer, da Gerência de Práticas Intergrativas em Saúde (GERPIS, Secretaria de Saúde DF), sobre alguns tratamentos coadjuvantes, mais conhecidos no SUS como Práticas Integrativas em Saúde (PIS). Elas ajudam na prevenção das doenças, na promoção, proteção, recuperação e reabilitação da Saúde, na integralidade e humanização do cuidado da saúde e no exercício da clínica ampliada.

São práticas que abordam a saúde do Ser Humano na sua multidimensionalidade - física, mental, psíquica, afetiva e espiritual - fortalecendo os mecanismos naturais de cura do organismo. As práticas são: ACUNPUTURA, ARTETERAPIA, AUTOMASSAGEM, FITOTERAPIA, HATHA YOGA, HOMEOPATIA, LIAN GONG EM 18 TERAPIAS, MEDICINA E TERAPIAS ANTROPOSÓFICAS, MEDITAÇÃO, MUSICOTERAPIA, REIKI, SHANTALA, TAI CHI CHUAN E TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA.

Essas práticas no SUS são entendidas como uma estratégia importante para melhorar a resolutividade e efetividade dos projetos terapêuticos individuais e coletivos; reduzir o uso desnecessário de medicamentos e os efeitos adversos dos tratamentos crônicos; auxiliar nos processos de revisão existencial dos indivíduos; acrescentar bem-estar e qualidade de vida aos sujeitos adoecido.

Ao final da nossa reunião a enfermeira Beatriz (Coordenadora da Prática de Meditação) proporcionou a todos, através do vídeo inserido acima, um momento de meditação e relaxamento, com um trabalho de respiração profundo e revitalizante.

É possível realizar essas atividades GRATUITAMENTE pela rede SUS. Clique no link abaixo e saiba dos lugares onde você pode se inscrever e vivencias as Práticas:

Clique aqui e saiba onde praticar!


A associação agradece às enfermeiras Beatriz Vieira e Verônica Carneiro Ferrer, da Secretaria de Saúde do DF, que explicaram brilhantemente, de maneira clara, o que essas práticas podem trazer de benefícios para a saúde física e mental dos Ostomizados.

Gostaríamos de agradecer, também, a todos os Ostomizados que estiveram presentes e, às parceiras enfermeiras da Coloplast, Geovana e Sheila, que nos proporcionaram, como sempre, um lanchinho muito gostoso ao final do nosso encontro, momento esse de muita descontração.
Verônica Carneiro (à esquerda) e Beatriz Vieira (à direita)

terça-feira, 30 de setembro de 2014

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA -MÊS DE OUTUBRO.


QUERIDOS AMIGOS, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS VOCÊS!!

DATA: 03 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 9 HORAS.

LOCAL: AUDITÓRIO NÚMERO 1 DO HOSPITAL HUB - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, SGAN 605, L2 NORTE, ASA NORTE.

TEMA DA PALESTRA: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE PROMOVENDO O AUTO CUIDADO. 
PALESTRANTE: ANA BEATRIZ DUARTE VIEIRA (COORDENADORA - SECRETARIA DE SAÚDE DO DF).
Formação:
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1984). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Cátedra UNESCO em Bioética da Universidade de Brasília.Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2004). Especialista em Saúde Pública pelo Faculdade São Camilo-SP(1990). Especialista em Bioética pela Universidade de Brasília ( 2011). Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Coordenadora Técnica da Meditação na SES/DF.Formação em Meditação Prânica pela Universidade de Brasília . Tem experiência profissional nas áreas de: clinica medica e cirúrgica, oncologia em cuidados paliativos, reabilitação neurológica e práticas integrativas em saúde. Atua em pesquisa com enfoque nos seguintes temas: enfermagem, estomaterapia, cuidado humano e práticas integrativas em saúde/meditação.      
Ana Beatriz Duarte Vieira

NOVA CONQUISTA PARA A ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA. PARABÉNS AOSB!!

Prezados Associados, valorizem a nossa Associação, participem!!!

A AOSB agora tem uma sede administrativa para poder desenvolver o seu importante trabalho na Sociedade e isto só foi possível graças ao valoroso empenho e apoio institucional da Deputada Eliana Pedrosa e do Candidato a Deputado Distrital Eduardo Pedrosa.


Eliana Pedrosa, hoje Candidata a Deputada Federal, é FICHA – LIMPA. Segundo a revista Veja, é a parlamentar mais produtiva do DF. Foi a melhor Secretária de Assistência Social da história da cidade e liderou a fiscalização ao Governo atual. Para continuar seu trabalho no âmbito distrital, Eliana escolheu Eduardo Pedrosa como seu herdeiro político. Desde cedo, este jovem candidato foi sensível às causas sociais. Dentro de casa aprendeu o valor do trabalho, e de berço, traz o amor pelo próximo.
 

 Agradecemos a eles pelo apoio à Associação.
Eliana Pedrosa,  Número de Campanha 2322.


Eduardo Pedrosa, Número de Campanha 23555.

RUBENS GIL É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS OSTOMIZADOS - ABRASO.

REUNIÃO DA ABRASO 2014
 REALIZADA NOS DIAS 27 e 28, NO HOTEL NACIONAL, EM BRASÍLIA.

No dia 27 foram abordados assuntos muito relevantes: O Paradigma Atual do Conceito de Deficiência; e a Avaliação de Políticas Públicas Voltadas para a Pessoa Ostomizada. No dia 28 houve a Assembléia Geral com todos os Presidentes das Associações de Ostomizados Estaduais e Municipais para votação do novo Presidente da ABRASO quando, pela maioria dos presentes, o Sr. Rubens Gil foi eleito para o mandato 2014/2018. Ao final do evento, todos os presentes tiveram o prazer de desfrutar de um momento agradável de descontração, o Ostomizados Claudisbel, da Associação dos Ostomizados de Brasília, com seu violão, cantou lindas músicas conhecidas da nossa MPB e, também, algumas de sua própria autoria. Clique aqui e acesse o link onde o Claudisbel canta uma música da sua própria autoria.




ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OSTOMIZADOS - ABRASO ELEGE NOVA DIRETORIA – 2014/2018

A eleição da nova Diretoria da ABRASO, em Brasília, nesse ano de 2014, foi marcada por algo inédito!

Isso é dito com tanta convicção, porque nunca se viu em nenhuma outra eleição semelhante, um grupo com tantos líderes ostomizados sintonizados de forma tão homogênea e tão unidos por uma causa comum – o bem estar do público ostomizado.

Foram momentos de muita alegria e descontração, sem um único incidente que pudesse quebrar o clima de harmonia existente entre os participantes dessa eleição. Presume-se que tudo foi assim, porque sempre se reconheceu como um grande patrimônio, que a todo custo deveria ser preservado, aquela que é a mais importante instituição nacional na defesa dos direitos das Pessoas Ostomizadas e com Deficiência, a Associação Brasileira de Ostomizados - ABRASO.

Além disso, o clima era de total comoção, porque todos de alguma forma queriam externar sua gratidão por aquela que lutou muito, mas muito mesmo para tornar a vida dos ostomizados digna – Candida Carvalheira.

No final do evento, surpreendendo a todos, foi exibido um vídeo em que cada um dos participantes pode registrar, em viva voz, gravada em vídeo, suas impressões sobre aquela que é, e sempre será, um dos maiores ícones da causa dos ostomizados – Candida Carvalheira.

A nova diretoria da ABRASO, para o quadriênio 2014/2018, será composta pelos seguintes quadros;

Presidente: Rubens Gil Junior;
Vice-Presidente: Cristiana S. de Holanda;
1ª Secretaria: Marcia Patrício de Araújo;
1ª Tesoureiro: Candida Carvalheira;
2º Secretário: Antônio de Souza Amaral;
2º Tesoureiro: Wenderson G. Loureiro;
Conselho Fiscal - Titular: Spencer dos Santos Ferreira;
Conselho Fiscal - Titular: Francisco Xavier Filho;
Conselho Fiscal - Titular: Ernesto de Mattos;
Conselho Fiscal – Suplente: Manoel Osterno;
Conselho Fiscal – Suplente: Sionéia Garcia;
Conselho Fiscal – Suplente: Lana Flores.

AOS NOVOS GESTORES DESEJAMOS TODO O SUCESSO DO MUNDO!
Porque, os verdadeiros lideres do movimento organizado - que lá estavam presentes - tiveram notícias que poderão surgir mudanças que exigiram de cada um deles muito sacrifício, esforço e empenho, para que a vida de milhares de ostomizados não seja vitimada com a falta de bolsas, assistência médica, etc.

Por conta desse último parágrafo, rogamos a todos que procurem uma associação ou formem seus grupos de ostomizados para conhecer melhor a realidade que cerca os movimentos organizados, em vez de ficarem escondidos por atrás de seus computadores, com seus corações contaminados pela revolta e o ódio, forjando ações para denegrir o trabalho das instituições que defendem os ostomizados e a imagem daqueles que por amor a causa lutam por suas vidas. As lutas desses movimentos são duras, todos convivem com uma realidade difícil, diríamos muito difícil. Então, precisam de sua ajuda, do seu amor pelo outro, para ajudá-los nessas empreitadas.

Lembrem-se que todas as bolsas coletoras que um ostomizado usou até agora e poderá usar pelo resto da vida, suas pastas, cremes e muito mais, NÃO LHES FORAM DADOS POR BENEVOLÊNCIA DE QUAISQUER GOVERNOS. Foram conquistas dessas instituições e de muitos lutadores anônimos que sacrificaram suas vidas particulares, para que cada um de vocês pudessem viver com dignidade.

Em resumo, não seja conivente com aqueles que querem destruir a nossa causa, que só pregam críticas falsas e sem fundamentos, que ousam falar de amor pela manhã, mas a tarde, tomados de forças involutivas, tentam destruir tudo aquilo que se levou mais de 30 (trinta) anos para ser construido - a dignidade de uma Pessoa Ostomizada no Brasil.
FOTOS DO EVENTO
Amigos de várias Associações Estaduais e Municipais de Ostomizados.



A Sra. Cândida, Ex-Presidente da ABRASO e nova Tesoureira, ao lado do atual Presidente eleito, Sr. Rubens Gil.

A Sra. Mércia (Vice-Presidente da AOSB), o Sr. Rubens Gil e a Sra. Nilza Fonseca, Presidente da AOSB.

No extremo direito da foto o Conselheiro Fiscal da AOSB, o Sr.Guilherme Caetano.

O Pres. da Assoc. de Maricá-RJ, o Sr. Spencer Ferreira, no meio a Dra. Izabel Maior, que realizou a palestra sobre O Paradígma Atual do Conceito de Deficiência e, ao lado dela, a Sra. Cândida Cavalheira.
A Senhora Cândida Cavalheira e a Sra. Luiza Motta Machado Fernandes, do Min. da Saúde, que realizou palestra sobre Políticas Públicas Voltadas para a Pessoa Ostomizada.




A Sra. Cândida Cavalheira ao lado dos nossos parceiros da Empresa Coloplast.

A Sra. Cândida Cavalheira ao lado dos nossos parceiros da Empresa Convatec.


A Sra. Cândida Cavalheira ao lado das nossos parceiras da Hollister.
Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.


Arquivo do blog