segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SAIBA COMO FOI A REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA DO DIA 07 DE NOVEMBRO.

 A reunião foi mais uma vez maravilhosa!! Primeiramente, o Ostomizado José Amauri de Aviz (Vigário) fez a abertura da nossa reunião nos fazendo refletir sobre o verdadeiro significado da VIDA, usando para isso um texto muito lindo: UM SALMO DA VIDA (Henry Wadsworth Longfellow).

UM SALMO DA VIDA

Não me diga, em números lamentáveis,
que a vida não passa de sonho vazio!
Pois a alma que dorme está morta
e as coisas não são o que parecem.
A vida é real! A vida é séria!
E o túmulo não é sua meta;
“Tu és pó e ao pó retonarás”
não foi dito sobre a alma...
No vasto campo de batalha do mundo,
no acampamento da vida,
não seja como o gado estulto, que se deixa conduzir!
Seja um herói na luta!
As vidas dos grandes homens lembram-nos que podemos fazer nossa vida sublime,
e, ao partir, deixar
pegadas na areia do tempo.
Pegadas que talvez outro,
navegando o solene pélago da vida,
um irmão náufrago sem esperança,
vendo-as, recobrará o ânimo.
Henry Wadsworth Longfellow

Em seguida o Padre José Amauri também nos indicou a leitura do Livro A Extraordinária Liderança de Gandhi, e logo após fizemos, como de costume, a Oração Universal do Pai Nosso. 

Em uma segunda parte da reunião, tivemos a ilustre presença do Dr. Francisco Diogo Rios Mendes, Urologista, que realizou uma palestra com diversos assuntos de interesse de todos os Ostomizados. Apesar de ser médico urologista, e na prática atender com frequência pessoas urostomizadas, nos deu uma espetacular aula que tratou sobre diversos assuntos, dentre eles:
- Falou sobre todos os tipos ostomia, fato esse que despertou o interesse e beneficiou todos os tipos de ostomizados. De uma forma simples procurou nos explicar como são realizadas as cirurgias para construção dos estomas e quais as causas mais comuns que podem levar as pessoa a terem que realizar tais cirurgias.
- Abordou alguns tipos comuns de complicações no trato dos estomas, como por exemplo, a dermatite e o prolapso, como buscar preveni-las ou, após o aparecimento, possíveis soluções para o tratamento.
- Deu dicas de como diminuir o odor internos das bolsas coletoras;
- Nos relembrou sobre alguns dos nosso direitos de cidadãos, como o de ser atendido pelo SUS por uma equipe multidisciplinar, incluindo atendimento com Enfermeiros especializados no trato de pacientes ostomizados, Nutricionistas, Psicólogos e também Assistentes Sociais.
- Nos conscientizou da importância de solicitar da rede SUS produtos de boa qualidade que possam nos oferecer mais segurança, comodidade, e com isso, nos proporcionar melhor qualidade de vida; e 
- Nos ensinou, principalmente, que a melhor forma de alguém evitar passar por uma cirurgia de estomia é buscando a PREVENÇÃO das doenças, ou seja, realizar checkups completos regularmente (sugestão anual). 

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER DE CORAÇÃO AO DR. DIOGO MENDES POR TER SEPARADO UM POUCO DO SEU TEMPO, MESMO TENDO UMA AGENDA BEM CHEIA, PARA AJUDAR A NOSSA ASSOCIAÇÃO, REALIZANDO ESSA SENSACIONAL PALESTRA QUE ENCANTOU A TODOS. OBRIGADA TAMBÉM PELO CARINHO E ATENÇÃO DEMONSTRADOS EM CADA MOMENTO QUE RESPONDEU AS DÚVIDAS DOS NOSSOS ASSOCIADOS. 

Chegando ao final do nosso encontro fizemos um delicioso lanche e comemoramos o aniversário dos Ostomizados do mês de outubro: Claudisbel, Lucas (nosso mascotinho) e Márcio.
 

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE OUTUBRO: LUCAS (NO COLO-10 MESES), CLAUDISBEL E AO MÁRCIO!!

LOCAIS ONDE O DR. FRANCISCO DIOGO RIOS MENDES ATENDE:
- Hospital de Base (Área de transplantes): SHIS Quadra 101, Bloco "B", Área Especial. Tels: 3315-1200/1800.
- Uromedical: SHLS 716, Conj. "N", Edf. Medical Center, bloco "A", S/N, Asa Sul, consultórios 202, 204 e 206.  Tel.: 3345-0805.
- Hospital Santa Luzia: SHLS 716, Conj. "E", consultório 10, Asa Sul. Tel.: 3345-5959/3345-0805.
- Instituto de Urologia e Andrologia de Brasília: SHLN 716, Conj. "E", Bloco "E", S/N, consutório 10, Asa Norte. Tel.: 3345-2020/ 0805 ou 5959.

CLIQUE AQUI E APRENDA A CONTROLAR SUA UROSTOMIA - HOLLISTER INCORPORATED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.


COMO POSSO AJUDAR A AOSDF?

- Divulgue para todos os ostomizados, seus famílias, amigos e também aos curiosos pelo assunto os nossos contatos na internet:
1) E-mail: aosdf.ostomizadosdodf@gmail.com
2) Fan Page: AOSDF
3) Blog: www.ostomizadosaosb.blogspot.com.br

- Se você tem algum parente ostomizado ou conhecido em seu grupo de amigos fale sobre a Associação e sobre nossos dias de reuniões.
- Preferindo, torne-se mais um colaborador da nossa AOSDF. Se você acha que pode auxiliar nossa Associação, compareça às nossas reuniões ou entre em contato conosco pelo e-mail acima citado.
- Se você achar que é melhor ajudar através de uma doação, seja nosso colaborador, depositando qualquer quantia na conta da AOSDF.
Banco Santander
Títular da conta: Associação dos Ostomizados de Brasília – AOSB
Conta corrente: 13002661-1
Agência: 3678

A AOSDF agradece por qualquer tipo de ajuda que você possa prestar! Muita saúde e paz!