terça-feira, 25 de novembro de 2014

DOENÇA INTESTINAL, INFORME-SE!!

Matéria feita por Dr Fabio Atui

Você sabe o que são divertículos?

  

Mesmo sem saber direito o que são, a maioria das pessoas com mais de 60 anos tem estas dilatações na parede do intestino.
O cólon, ou intestino grosso, tem camadas musculares que dão estrutura para as paredes, mantendo sua forma e calibre, permitindo a contração de suas paredes para fazer a propulsão do bolo fecal, ou seja, garantir o trânsito intestinal.
Estas camadas musculares têm pontos de fraqueza, buraquinhos por onde os vasos sanguíneos entram na parede do intestino para levar sangue e oxigênio às demais camadas que formam a parede do órgão. (que não é perfurado!)

Quando o intestino se contrai, especialmente se o bolo fecal estiver muito líquido, sem fibras, a pressão dentro do intestino aumenta muito e as camadas menos resistentes podem ser empurradas através destes pequenos orifícios, causando pequenas dilatações na parede do intestino. Quando olhamos por fora do tubo, vemos pequenas bolinhas e quando olhamos por dentro vemos orifícios - essas dilatações são chamadas divertículos.
Para entender melhor, imagine uma bola de futebol que o couro está descosturado. Causando uma fraqueza na parede rígida, a câmera vai se dilatar nesta região que vai gerar um calombo, se olhássemos por dentro da bola veríamos um buraco na câmera, por fora nota-se a dilatação. Na doença diverticular isso ocorre em diversos pontos fazendo uma sequência de dilatações, chamada diverticulose.

Na diverticulose três coisas podem acontecer:

- Nada. Isto é o que ocorre na maioria dos casos, muita gente tem diverticulose e nem sabe, a grande maioria das vezes nenhum sintoma ocorre e nada precisa ser feito.
- Hemorragia digestiva. Alguns indivíduos com diverticulose apresentam sangramento através do ânus, decorrente de hemorragia nos vasos junto ao divertículo, é uma situação rara e a maioria das vezes autolimitada, ou seja, o sangramento para sozinho, mas um médico deve ser consultado para o diagnóstico e acompanhamento cuidadoso.
- Diverticulite. Algumas vezes estes divertículos podem entupir com resíduos da digestão e inflamar, levando à famosa diverticulite, que cursa com dor, febre e pode causar até perfuração do cólon.

A diverticulite pode se apresentar em vários graus, quadros graves que necessitam de cirurgia são raros, em geral um tratamento clínico com antibióticos e analgésicos são suficientes para controlar as crises, mas atendimento médico especializado deve ser procurado.
A maioria das crises se resolve clinicamente, entretanto, quando as crises são recorrentes e de forte intensidade, a opção do tratamento cirúrgico se impõe.
O procedimento é realizado fora do momento de crise e visa retirar a parte do intestino acometida pelos divertículos, é realizada por via laparoscópica, ou seja com técnica minimamente invasiva, causando pouco desconforto pós operatório e um retorno breve para as atividades normais do paciente.

Algumas pessoas têm a dúvida se a diverticulite pode virar câncer. A resposta é não. Porém, quem come pouca fibra costuma ter mais divertículos e mais câncer também, mas não há relação de causalidade entre estas doenças.
Muitos pacientes também perguntam se caroços de frutas poderiam entupir os divertículos e causar a diverticulite. Na verdade, estudos mostram que não há nenhuma relação entre a ingestão destes alimentos e as crises, entretanto, se você não se sente bem ao consumir sementes de uvas, tomates, jabuticabas e etc, minha sugestão é que evite estes alimentos, mas não há uma proibição médica para isso.

De qualquer forma, se você tiver algum desses sintomas, procure o seu médico para que o melhor tratamento seja feito.
Fique de olho,
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.


Arquivo do blog