terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SAIBA COMO FOI A REUNÃO DE DEZEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA.


A nossa reunião foi mais um encontro muito feliz, tivemos nossa oração inicial e lindas palavras sobre o natal proferidas pelo ostomizado, Padre Amauri Aviz. Tivemos uma palestra muito interessante com o tema Terapias Integradas no Restabelecimento Humano, ministrada pela ex- ostomizada Myrtes Helena J. F. Matos, que nos ensinou, tomando como base as terapias alternativas, que o ser humana não é somente o que nossos olhos conseguem ver, a parte física, externa, mas se constitui em uma fonte de pura ENERGIA. Que tudo que tem vida, tem energia e emana energia. O Universo é constituído de grande fonte energia. O ideal é unirmos a energia do universo à nossa energia pessoal. 

Muitas vezes um corpo em desarmonia, bloqueia ou dispersa energia. Pontos chaves no nosso organismo são bloqueando, causando assim uma disfunção ou um mau funcionamento de vários órgãos. Desequilíbrios emocionais também podem bloquear ou tornam ausente a energia que existe no nosso corpo, e podem até se transformar em várias doenças. A busca do equilíbrio físico e emocional pode ser atingido acrescentando-se no nosso dia-a-dia algumas práticas de terapias alternativas de saúde. A Rede SUS proporciona a população alguns tipos de terapias. CLIQUE AQUI E CONFIRA AS TERAPIAS OFERECIDAS GRATUITAMENTE PELO SUS E ONDE REALIZÁ-LAS!!

Durante nossa reunião também realizamos a nossa confraternização de Natal. Gostaríamos de agradecer a presença de todos os Ostomizados, ex-ostomizados, familiares, enfermeiros e alunos do curso de enfermagem da UNB que abrilhantaram nosso evento. Agradecemos também as empresas Hollister e a Coloplast por nos ajudarem a organizar nossa comemoração de Natal.  Veja algumas fotos:



 

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.