terça-feira, 7 de outubro de 2014

Confira como foi a reunião da AOSB do dia 3 de outubro!!

 Clique no vídeo acima e entre um pouco no que foi o clima da nossa reunião.
 
Esse encontro foi mais um dia maravilhoso onde compartilhamos informações muito úteis e importantes!! Os associados puderam se inteirar, com esclarecimentos das Enfermeiras Beatriz Vieira e Verônica Carneiro Ferrer, da Gerência de Práticas Intergrativas em Saúde (GERPIS, Secretaria de Saúde DF), sobre alguns tratamentos coadjuvantes, mais conhecidos no SUS como Práticas Integrativas em Saúde (PIS). Elas ajudam na prevenção das doenças, na promoção, proteção, recuperação e reabilitação da Saúde, na integralidade e humanização do cuidado da saúde e no exercício da clínica ampliada.

São práticas que abordam a saúde do Ser Humano na sua multidimensionalidade - física, mental, psíquica, afetiva e espiritual - fortalecendo os mecanismos naturais de cura do organismo. As práticas são: ACUNPUTURA, ARTETERAPIA, AUTOMASSAGEM, FITOTERAPIA, HATHA YOGA, HOMEOPATIA, LIAN GONG EM 18 TERAPIAS, MEDICINA E TERAPIAS ANTROPOSÓFICAS, MEDITAÇÃO, MUSICOTERAPIA, REIKI, SHANTALA, TAI CHI CHUAN E TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA.

Essas práticas no SUS são entendidas como uma estratégia importante para melhorar a resolutividade e efetividade dos projetos terapêuticos individuais e coletivos; reduzir o uso desnecessário de medicamentos e os efeitos adversos dos tratamentos crônicos; auxiliar nos processos de revisão existencial dos indivíduos; acrescentar bem-estar e qualidade de vida aos sujeitos adoecido.

Ao final da nossa reunião a enfermeira Beatriz (Coordenadora da Prática de Meditação) proporcionou a todos, através do vídeo inserido acima, um momento de meditação e relaxamento, com um trabalho de respiração profundo e revitalizante.

É possível realizar essas atividades GRATUITAMENTE pela rede SUS. Clique no link abaixo e saiba dos lugares onde você pode se inscrever e vivencias as Práticas:

Clique aqui e saiba onde praticar!


A associação agradece às enfermeiras Beatriz Vieira e Verônica Carneiro Ferrer, da Secretaria de Saúde do DF, que explicaram brilhantemente, de maneira clara, o que essas práticas podem trazer de benefícios para a saúde física e mental dos Ostomizados.

Gostaríamos de agradecer, também, a todos os Ostomizados que estiveram presentes e, às parceiras enfermeiras da Coloplast, Geovana e Sheila, que nos proporcionaram, como sempre, um lanchinho muito gostoso ao final do nosso encontro, momento esse de muita descontração.
Verônica Carneiro (à esquerda) e Beatriz Vieira (à direita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.