Clique no vídeo acima e entre um pouco no que foi o clima da nossa reunião.
Esse encontro foi mais um dia maravilhoso onde compartilhamos informações muito úteis e importantes!! Os associados puderam se inteirar, com esclarecimentos das Enfermeiras Beatriz Vieira e Verônica Carneiro Ferrer, da Gerência de Práticas Intergrativas em Saúde (GERPIS, Secretaria de Saúde DF), sobre alguns tratamentos coadjuvantes, mais conhecidos no SUS como Práticas Integrativas em Saúde (PIS). Elas ajudam na prevenção das doenças, na promoção, proteção, recuperação e reabilitação da Saúde, na integralidade e humanização do cuidado da saúde e no exercício da clínica ampliada.
São práticas que abordam a saúde do Ser Humano na sua multidimensionalidade - física, mental, psíquica, afetiva e espiritual - fortalecendo os mecanismos naturais de cura do organismo. As práticas são: ACUNPUTURA, ARTETERAPIA, AUTOMASSAGEM, FITOTERAPIA, HATHA YOGA, HOMEOPATIA, LIAN GONG EM 18 TERAPIAS, MEDICINA E TERAPIAS ANTROPOSÓFICAS, MEDITAÇÃO, MUSICOTERAPIA, REIKI, SHANTALA, TAI CHI CHUAN E TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA.
Essas práticas no SUS são entendidas como uma estratégia importante para melhorar a resolutividade e efetividade dos projetos terapêuticos individuais e coletivos; reduzir o uso desnecessário de medicamentos e os efeitos adversos dos tratamentos crônicos; auxiliar nos processos de revisão existencial dos indivíduos; acrescentar bem-estar e qualidade de vida aos sujeitos adoecido.
Ao final da nossa reunião a enfermeira Beatriz (Coordenadora da Prática de Meditação) proporcionou a todos, através do vídeo inserido acima, um momento de meditação e relaxamento, com um trabalho de respiração profundo e revitalizante.
É possível realizar essas atividades GRATUITAMENTE pela rede SUS. Clique no link abaixo e saiba dos lugares onde você pode se inscrever e vivencias as Práticas:
Clique aqui e saiba onde praticar!
A associação agradece às enfermeiras Beatriz Vieira e Verônica Carneiro Ferrer, da Secretaria de Saúde do DF, que explicaram brilhantemente, de maneira clara, o que essas práticas podem trazer de benefícios para a saúde física e mental dos Ostomizados.
Gostaríamos de agradecer, também, a todos os Ostomizados que estiveram presentes e, às parceiras enfermeiras da Coloplast, Geovana e Sheila, que nos proporcionaram, como sempre, um lanchinho muito gostoso ao final do nosso encontro, momento esse de muita descontração.
Verônica Carneiro (à esquerda) e Beatriz Vieira (à direita) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário