A palestrante Luciana do Amaral, enfermeira estomaterapeuta da empresa CONVATEC prestou diversas orientações relevantes no que se refere aos cuidados que todos os ostomizados devem ter com seus estomas e com toda pele ao redor dos mesmos. Foram abordadas atitudes preventivas para se evitar complicações: a placa adesiva da bolsa deve ser cortada exatamente do tamanho do estoma, sem deixar espaços para que ocorra possíveis infiltrações das fezes e urina, porém, caso ocorra, deve haver a troca imediata da placa. O ostomizado deve também obedecer o prazo médio para troca da bolsa, isso ajuda a manter a saúde e integridade da sua pele.
A palestrante salientou ainda a importância do ostomizado evitar pegar pesos excessivos, pois tais esforços facilitam a ocorrência do prolapso e a formação de hérnias. Contudo, o mais importante da palestra foi que todos os ostomizados puderam tirar suas dúvidas a cerca do tema e muitos se sentiram a vontade para relataram suas próprias experiências.
Ao final da palestra tivemos a apresentação do ostomizado Claudisbel com seu violão. Ele cantou músicas muito conhecidas de todos e com a sua bela voz deu a nossa reunião um tom bem mais alegre e ao mesmo tempo aconchegante ao ambiente.
Baixe AQUI o PDF sobre “Como cuidar de uma estomia”
Baixe AQUI o PDF sobre “Como cuidar de uma estomia”
Momento dos Agradecimentos
A AOSB agradece:
- A presença de todos os ostomizados, familiares e amigos;
- a enfermeira Luciana Amaral da Convatec por ter nos proporcionado essa maravilhosa palestra;
- a Coloplast por nos ter proporcionado um delicioso lanche;
- a presença dos representantes das empresas de produtos para ostomizados: Geovana, Glauco e Sheila (Coloplast), Carla (LF Hospitalar), Andressa (Holister), Anderson e Vanessa (CBA Hospitalar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário