quarta-feira, 9 de maio de 2018

REUNIÃO DE MAIO



Realizamos nesta quarta-feira (09) mais uma reunião mensal da AOSDF. Foi mais uma tarde maravilhosa, em Homenagens as mães, aos Enfermeiros e onde conhecemos novos Ostomizados e o mais importante, tivemos oportunidade de ouvir alguns deles com seus relatos de vida e, cada vez mais carinhosos com nossa associação, nos deixando muito felizes. Como palestrante tivemos a Nutricionista Amanda Brugger, que abordou o tema “ Nutrição para ostomizados" sendo muito relevante para uma qualidade de vida para nós ostomizados. Na sequência foi o momento da Nestlé, onde a Sra. Munique nós apresentou Novassource Proline - Nutrição especializada para feridas crônicas e lesões por Pressão e o Nutren Senior, que na oportunidade sorteou alguns kits para os participantes.
No auditório em conversa. abordamos o tema " A importância do Profissional de Enfermagem para minha vida", ficando claro que um enfermeiro humanizado tem papel fundamental em nossas vidas. Aproveitamos para homenagear todos os Enfermeiras presentes, que além de cuidarem tão bem dos ostomizados, se dedicam para o fortalecimento da nossa associação.
Momento Coloplast, a Enfermeira Geovana Castilho fez dinâmica educacional com o auditório, divertindo e tirando dúvidas aos presentes. 
Durante toda reunião sorteamos vários brindes em Homenagens as mães ostomizadas e aquelas que cuidam de nós ostomizados.
Ao final a Coloplast nos proporcionou um delicioso coffee breack e brindes para todos os presentes.
Agradecemos ao HUB, a Geovana Castilho e Graziela Fraga da Coloplast, a Nutricionista Sra. Amanda Brugger da Viva Leve - Nutrição e Longevidade, a Janaiana Monteiro - Estética Facial, a Munique da Nestlé, a Ana Diniz - Conselheira Fiscal AOSDF, que são parceiros e colaboradores que proporcionaram uma belíssima reunião com suas presenças e muitos brindes.
Agradecemos em especial aos ostomizados e seus familiares que participam e fortalecem nossa causa cada dia mais. 
Obrigada a todos indistintamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.