quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A AOSB DESEJA A TODOS UM FELIZ 2015!!

 
 
O Tempo (Carlos Drummond de Andrade)

" Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e começa tudo outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente.
Para você desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada.
Para você, desejo todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar.
Para você, neste ano novo, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas......
Mas nada seria suficiente...
Então desejo que você tenha muitos desejos, desejos grandes inspirados pelo Espírito Santo e que eles possam mover você a cada minuto ao rumo de sua felicidade, com as bênçãos de DEUS!!!

UM FELIZ 2015, com muita Paz, saúde e amor!!!
São os votos da Associação dos Ostomizados de Brasília - AOSB.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mensagem de Natal e Ano Novo da Associação dos Ostomizados de Brasília.


A AOSB deseja a todos um Feliz e Santo Natal!!!

Que toda a luz do seu Natal possa trazer muitas e muitas realizações, bem como saúde, sucesso, amor e que você possa ter sempre tudo o que há de melhor e o que a vida poderá lhe oferecer.

Foto: A AOSB deseja a todos um Feliz e Santo Natal!!!

Que toda a luz do seu Natal possa trazer muitas e muitas realizações, bem como saúde, sucesso, amor e que você possa ter sempre tudo o que há de melhor e o que a vida poderá lhe oferecer.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SAIBA COMO FOI A REUNÃO DE DEZEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE BRASÍLIA.


A nossa reunião foi mais um encontro muito feliz, tivemos nossa oração inicial e lindas palavras sobre o natal proferidas pelo ostomizado, Padre Amauri Aviz. Tivemos uma palestra muito interessante com o tema Terapias Integradas no Restabelecimento Humano, ministrada pela ex- ostomizada Myrtes Helena J. F. Matos, que nos ensinou, tomando como base as terapias alternativas, que o ser humana não é somente o que nossos olhos conseguem ver, a parte física, externa, mas se constitui em uma fonte de pura ENERGIA. Que tudo que tem vida, tem energia e emana energia. O Universo é constituído de grande fonte energia. O ideal é unirmos a energia do universo à nossa energia pessoal. 

Muitas vezes um corpo em desarmonia, bloqueia ou dispersa energia. Pontos chaves no nosso organismo são bloqueando, causando assim uma disfunção ou um mau funcionamento de vários órgãos. Desequilíbrios emocionais também podem bloquear ou tornam ausente a energia que existe no nosso corpo, e podem até se transformar em várias doenças. A busca do equilíbrio físico e emocional pode ser atingido acrescentando-se no nosso dia-a-dia algumas práticas de terapias alternativas de saúde. A Rede SUS proporciona a população alguns tipos de terapias. CLIQUE AQUI E CONFIRA AS TERAPIAS OFERECIDAS GRATUITAMENTE PELO SUS E ONDE REALIZÁ-LAS!!

Durante nossa reunião também realizamos a nossa confraternização de Natal. Gostaríamos de agradecer a presença de todos os Ostomizados, ex-ostomizados, familiares, enfermeiros e alunos do curso de enfermagem da UNB que abrilhantaram nosso evento. Agradecemos também as empresas Hollister e a Coloplast por nos ajudarem a organizar nossa comemoração de Natal.  Veja algumas fotos:



 

 


 



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

3 DE DEZEMBRO DE 2014 - DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. A realização de concursos (de cartazes ou frases) é um exemplo de atividades levadas a cabo neste dia, com o fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.  
Câmara Federal Realiza Sessão Solene Pelo Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência




A solenidade contou com a presença de 300 convidados entre representantes do governo federal, sociedade civil e parlamentares. A luta para trazer para a prática as leis brasileiras pela acessibilidade e internalizar no cotidiano da sociedade a cultura de equiparação de oportunidades e igualdade, foram os pontos principais que marcaram a sessão solene que homenageou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na manhã desta quarta-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Realizada a pedido da deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), a solenidade contou com a presença de 300 convidados entre representantes do governo federal, sociedade civil e parlamentares, no auditório Nereu Ramos.
O Secretário Executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Claudinei Nascimento, afirmou que a legislação brasileira figura entre as mais avançadas do mundo em relação à promoção dos direitos das pessoas com deficiência e que o país passa por um momento em que governo e sociedade estão empenhados em consolidar uma transformação social.
“Precisamos transformar em realidade tudo o que existe em legislação. Essa transformação precisa acontecer no município, na escola, nos espaços privados ou onde mais pudermos divulgar esta cultura inclusiva. Estamos conseguindo muitos avanços. Legislação sem a prática é apenas tinta no papel", disse Claudinei.

Avanços do Viver sem Limite - O secretario nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), considerou o final do ano de 2014 como o fechamento de um ciclo de políticas e avanços com o plano Viver sem Limite.
“Pela primeira vez na história deste país tivemos o tema das pessoas com deficiência na agenda prioritária da presidência da República, e foi a partir do Plano Viver sem Limite de 2011, que tivemos a possibilidade de ter políticas públicas articuladas em 15 ministérios, impulsionadas pelos compromissos internacionais que o Brasil assinou e a ratificação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU como emenda constitucional”, reiterou o secretário.

Além de enumerar realizações pela acessibilidade na Educação, Saúde e Ferreira falou sobre o processo de evolução de temas como a acessibilidade do transporte público e as mediações realizadas entre instâncias de governo, sociedade civil e iniciativa privada na busca pela acessibilidade plena nos transportes. “Não temos transporte acessível em 100% do país, mas foi a partir do Decreto nº 5296/2004 que se estabeleceu um prazo de dez anos que garante que hoje tenhamos mais transportes acessíveis do que e 2004”, comentou o secretário, citando que em muitas cidades a frota chega a 80%, além do feito de cidades como Joinville, Goiânia, Campinas e Uberlândia que alcançaram 100%.
“Garantimos que desde 2008 os ônibus saem do parque de indústrias com acessibilidade, então é natural que na medida em que a frota antiga saia de circulação, os ônibus acessíveis cheguem a 100% da frota”, o secretário disse ainda que o ônibus de piso baixo, que dispensa os elevadores, serão um passo seguinte assim que os projetos estejam viáveis e disponíveis à produção industrial.

Além da deputada federal, Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), estiveram presentes na mesa diretora o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), ambos membros da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência, e o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira.

Lançadas convenção comentada e cartilha - Durante a sessão, a SDH/PR lançou a versão comentada da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, que reúne a visão de 43 especialistas sobre os 50 artigos da Convenção, analisando as barreiras, os desafios e as conquistas do segmento.
“O objetivo foi compor um livro que pudesse espelhar sobretudo a voz da sociedade civil. A convenção é importantíssima para a educação inclusiva, com escolas acessíveis e para mostrar que as restrições não estão nas pessoas, que as deficiências estão no entorno, nas barreiras arquitetônicas e atitudinais”, afirmou Waldir Macieira, que foi um dos organizadores da publicação.

A assessora internacional e co-fundadora do Movimento Down, Christiane Aquino Bonomo, lançou a cartilha Escola para Todos, elaborada pelo Movimento Down. A publicação tem o objetivo de informar as famílias das pessoas com deficiência sobre o direito de matricular seus filhos com Síndrome de Down nas escolas, além de orientar o exercício deste direito.
 
Matéria divulgada pela Assessoria de Comunicação Social www.sdh.gov.br https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

REUNIÃO DA AOSB DE DEZEMBRO: VOCÊ NÃO PODE PERDER!! PROGRAME-SE!!

 


MAIS UM ANO CHEGA AO FIM E NÃO PODEMOS DEIXAR DE, PRIMEIRAMENTE, AGRADECER A DEUS POR TER NOS ABENÇOADO E GUIADO NOSSAS VIDAS, SEGUNDO, A TODOS QUE COLABORARAM PARA O SUCESSO ALCANÇADO PELA NOSSA ASSOCIAÇÃO.  

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS OS OSTOMIZADOS, FAMILIARES, CUIDADORES, AOS RESPRESENTANTES DE LABORATÓRIOS DAS EMPRESAS HOLLISTER, COLOPLAST E CONVATEC E, TAMBÉM, A TODOS OS DIFERENTES PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE, QUE NOS APOIARAM NA BUSCA DE MELHOR ORIENTAR E ASSISTIR AS PESSOAS OSTOMIZADAS, NAS SUAS DIFERENTES NECESSIDADES.  GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A DIREÇÃO DO HUB POR TER NOS CEDIDO O ESPAÇO E A TODOS OS SEUS FUNCIONÁRIOS, QUE NOS AUXILIARAM NO DESEMPENHO DOS NOSSOS TRABALHOS.

PARA FECHARMOS O ANO COM CHAVE DE OURO TEREMOS UMA BELÍSSIMA PALESTRA, QUE SERÁ MINISTRADA POR NOSSA AMIGA E EX-OSTOMIZADA, A SRA. MYRTES HELENA J. F. MATOS E, EM SEGUIDA, TEREMOS NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO, A NOSSA COMEMORAÇÃO DE NATAL.

TEMA: TERAPIAS INTEGRADAS NO RESTABELECIMENTO HUMANO.

DATA: 05 DE DEZEMBRO.
HORÁRIO: 9:00 HORAS
LOCAL: HUB - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA, SGAN 605, L2 NORTE, ASA NORTE.
Nº DA SALA: 20 (entrada pelo prédio do Pronto Socorro, 1º andar).

CURRÍCULO DA PALESTRANTE


- GRADUADA PELA   UERJ,  UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  EM SERVIÇO SOCIAL.
- ESPECIALIZAÇÃO EM  PSIQUIATRIA ( PARA  TRATAMENTO CLÍNICO FAMILIAR )  PELA ACADEMIA MILITAR DE MEDICINA  RIO DE JANEIRO.
- PÓS-GRADUADA   EM PSICOMOTRICIDADE  (EDUCAÇÃO CONSTRUTIVISTA) PELO IBMR  - INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO- RIO DE JANEIRO.
- CURSOS COMPLEMENTARES ;
- REIKI MASTER E KARUNA REIKI MASTER;
- BALANCEAMENTO MUSCULAR/CORPORAL.
- RADIESTESIA  - PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TERAPEUTAS HOLÍSTICOS E ENERGÉTICOS.


COMO ENCONTRAR AS PRÁTICAS EM BRASÍLIA:

GERPIS - Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Em Brasília).

Tem como missão, o desenvolvimento, a gestão e a produção de conhecimento na área das Práticas Integrativas em Saúde - PIS, no âmbito do SUS-DF, com foco na promoção e na integralidade do cuidado à saúde.

Gerente: Adelyany Batista dos Santos
Núcleo de Planejamento e Produção do Conhecimento em Práticas Integrativas em Saúde: Daniela Santos
Núcleo de Medicina Natural e Práticas Integrativas em Saúde: Alexandre Staerke
Telefone: 33486191 / 2467.

 
Clique em cima das práticas e localidades abaixo para acessar as informações!!

Contatos
Conheça as Práticas Integrativas oferecidas no SUS-DF
 
Veja onde são oferecidas as práticas integrativas:
 
Acupuntura
Antroposofia
Arteterapia
Automassagem
Fitoterapia
Hatha Yoga
Homeopatia
Lian Gong
Meditação
Musicoterpia
Reiki
Shantala
Tai Chi Chuan
Terapia Comunitária

 
Veja quais Práticas Integrativas que são oferecidas perto de você:
 
Asa Norte, Lago Norte, Cruzeiro, Vila Planalto
Asa Sul, Lago Sul
Brazlândia
Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way
Ceilândia
Gama
Guará
Paranoá
Planaltina
Recanto das Emas
Samambaia
Santa Maria
São Sebastião
Sobradinho
Taguatinga

*Informações sujeitas a atualização
*Verifique com a Unidade de Saúde se o serviço está disponível no momento

 
 VISITE O SITE DA GERPIS CLICANDO AQUI!!

 CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O TEMA!!

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.