sábado, 10 de maio de 2014

REUNIÃO DA AOSB DE SEXTA (9/05) FOI SUCESSO TOTAL.

Nossa reunião, como de costume, foi mais um encontro maravilhoso. Agradecemos ao Dr. Luiz Lobato (Coloproctologista), parceiro da AOSB, que realizou uma excelente palestra versando sobre fechamento de ostomias, assunto este tão importante. Todos os associados gostaram e puderam tirar suas dúvidas.

O Doutor Lobato salientou que antes do ostomizado realizar uma cirurgia para reversão de ostomia, deve adotar determinadas atitudes:

1) não se desesperar nem sofrer antecipadamente, fruto da falta de informação. O certo é procurar tirar todas a dúvidas possíveis com o médico numa conversa bem sincera. Ele deve se informar muito bem sobre o motivo pelo qual se fez necessário sua cirurgia de ostomia;
2) Ele não deve fazer comparações do seu problema com os de outras pessoas, pois cada organismo reage de uma maneiras diferentes;
3) procurar se informar detalhadamente sobre seu tipo de ostomia em particular e como é o seu funcionamento;
4) deve procurar saber do seu médico, caso ocorra o fechamento da ostomia, se é possível deixar sequelas, incontinências ou até algumas limitações orgânicas; 
5) se as informações dadas pelo médico não forem suficientes o bastante, o ostomizado deve procurar uma segunda opinião, pois tal procedimento é um direito de todo paciente;
6) baseado em todas informações obtidas, fazer uma avaliação de todas as vantagens, de todos os possíveis riscos e consequências do procedimento para fechamento da ostomia. 

Tivemos ainda durante a reunião a entrega de lindas violetas para as mães ostomizadas, em comemoração ao mês das mães. Por último tivemos nosso momento de confraternização ao redor da nossa costumeira mesa cheia de guloseimas proporcionada pela Coloplast. 

A associação agradece também a presença de todos os seus parceiros: Adriana (Secretaria da Saúde), Glauco (Coloplast), Ricardo (Convatec); às enfermeiras: Ana Lúcia (HUB), Andressa (Hollister), Elis (3M), Geovana e Sheila (Coloplast), Ivone (prof.ª UNB) e Luciana (Convatec). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.


Arquivo do blog