segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FESTA NA AOSB EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS (16/11)

 A Associação dos Ostomizados de Brasília (AOSB) comemorou no dia 08/11, em clima de muita alegria e descontração o dia dos ostomizados. Como toda boa festa, tivemos guloseimas e sorteio de vários presentes.

Recebemos com muita satisfação a visita de nossa colega DAMARIS MORAIS (representante da Associação de Goiânia - AOG) que estando em Brasília para representar a mulher ostomizada em um evento, aproveitou a oportunidade para nos dar o seu abraço. A mesma é autora da CARTILHA “MULHER OSTOMIZADA VOCÊ É CAPAZ DE MANTER O ENCANTO”, que pelo seu grande sucesso já está em sua 6ª edição.
A Prof.ª Ivone, que sempre nos ajudou, nos presenteou com uma linda mensagem. A ela o nosso agradecimento.
Agradecemos também a Professora Priscila (UNB) que com seu carisma nos proporcionou momentos de reflexão.  Obrigada pela sua dedicação à nossa Associação.
Outros agradecimentos:

 - pela presença de todos os ostomizados que saíram de suas casas, às vezes até enfrentando certas dificuldades, para juntar-se a nós e prestigiar a nossa Associação;
 - a presença, ao excelente trabalho desempenhado, a todo carinho e dedicação da Enfermeira Alexandra (Hosp. de Base) no atendimento às nossas diversas necessidades;     
- à Dra. Ana Lúcia da Silva nossa querida e dedicada estomaterapeuta, que sempre nos prestigiou com seu apoio;
- aos representantes e colaboradores que de várias formas ajudaram a promover nossa festinha: Isabela Elis (HOSPFAR), Leandro Fonseca (LF Hospitalar), Lorena Utida (Coloplast), Tâmara Najara ((LF Hospitalar) e Ricardo Zanatta (ConvaTec). 







 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.


Arquivo do blog