terça-feira, 11 de outubro de 2016


REUNIÃO DE OUTUBRO


Começamos nosso encontro as 14hs e como sempre foi maravilhoso. A cada dia recebemos novos irmãos ostomizados, familiares e colaboradores. E isso nos mostra, que estamos fortalecendo a nossa família.

Contamos com a presença da Gerência de Assistência de Enfermagem/DIAM/SAIS/SES, representada pela Tatiana Camila Castro e Souza, que recebeu as boas-vindas dos ostomizados e deu os informes sobre a compra de produtos para ostomia na SES e duas excelentes palestras, focadas na Medicina Complementar e Alternativa (MCA) e Medicina Holística.

O palestrante Daniel Pedrinha Georgii, graduado pela Escola Nacional de Acupuntura - ENAC em Medicina Tradicional Chinesa, nos informou que a auriculoterapia  pode tratar doenças físicas e mentais, visando o equilíbrio do organismo. E como temos mais de cem pontos terapêuticos situados na orelha que se relacionam a toda estrutura do corpo humano, através de estímulos desses pontos é possível harmonizar o organismo. O tratamento é indicado para dores em geral, insônia, ansiedade, depressão, vícios, dentre outros desequilíbrios.
Após interação com os ostomizados, o palestrante finalizou se disponibilizando e convidando a todos para atendimento auricular individual durante a reunião. 

Em seguida tivemos a palestra da Sra. Vera Lúcia De Araújo Rosa, especialista em Terapia Holística, facilitadora e palestrante em Autoconhecimento. Nesta palestra acrescentamos conhecimentos sobre Terapia Holística, que trata o ser humano como um todo, não através de uma visão fragmentada do real, e sua abordagem que acredita que os elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais de cada pessoa forma um sistema e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como nos sintomas. 
Algumas técnicas divulgadas no Brasil: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Reflexologia, Ortomolecular, entre outras.
Durante a palestra trocamos experiências e fizemos várias perguntas a palestrante, que nos acrescentou sobre Autoconhecimento;
No movimento existencial, o Autoconhecimento nos faculta entender e assimilar o processo do pensamento e suas implicações em nossa vida individual e social como um todo. A mente cerebral intercepta e boicota nossas vidas nos tornando reféns de comportamentos alienantes e desestabilizadores. Estabelecer no individuo um encontro com a sua essência, tornando-o consciente do efeito das suas ações, e instituir critérios de atuação positiva para uma excelente performance do seu potencial profissional e pessoal. É importante  que ocorra mudanças de valores que favoreçam a presença do individuo e qualidade de vida, fatores esses importantíssimos para a saúde e bem-estar, com base em novos paradigmas de gestão pessoal.
É também importante investir no autoconhecimento para entender as relações internas. Esse encontro com o " Eu interior" revela o domínio e liderança pessoal, permitindo perceber como as emoções e sentimentos se processam. Fazendo compreender que tudo que vivenciamos nos acrescenta aprendizado em nossas vidas.

Para acrescentar e finalizar sua palestra, a Terapeuta Sra. Vera Lúcia convidou o ilustríssimo Sr. João Paulino Quartarola, especialista em Psicanálise Clínica e Terapia Transpessoal.

Ao final, a Terapeuta Sra. Vera Lúcia presenteou os ostomizados, firmando projeto com a AOSDF, se disponibilizando para atendimento individual no HUB - Hospital Universitário de Brasília. 

Tivemos também um delicioso coffe-break, patrocinado pela COLOPLAST, onde aproveitamos para nos conhecer melhor e trocar mais experiências.

Por fim, gostaria de agradecer as presenças dos ostomizados, familiares, colaboradores, Gerência de Assistência de Enfermagem / DIAM/SAIS/SES, representada pela Tatiana Camila Castro e Souza, da HOLLISTER, representada pela  Enfermeira Andressa Quaresma, da COLOPLAST representada pela Enfermeira Geovana Castilho e da LF Hospitar, representada pelo Francisco e ao convidado Perseu Benedicto de Souza.

Em especial, agradecemos aos palestrantes Daniel Pedrinha Georgii, Sra. Vera Lúcia De Araújo Rosa e ao convidado Sr. João Paulino Quartarola que muito acrescentaram para uma melhor qualidade de vida.


JUNTOS SOMOS MAIS!


                                                            REGISTROS DA REUNIÃO

 Iniciando nossa reunião.





Apresentando a nova carteira AOSDF.
                                                 Palestrante Terapeuta Daniel Pedrinha Georgii.





                  

Atendimento Auricular.


A ostomizada Regina Brum recebendo atendimento auricular.




Palestrante Terapeuta Vera Lúcia de Araújo Rosa



Convidados: Srs. João Paulino Quartarola e Perseu Benedicto de Souza.



Sr. João Paulino Quartarola, especialista em Psicanálise Clínica e Terapia Transpessoal.








Parceria.



Isabel Cristina, Secretária da AOSDF, Tatiana Camila Castro e Souza, Gerência de Assistência de Enfermagem/DIAM/SAIS/SES e Márcio Ribeiro.



Eurípedes Delfino, Tesoureiro AOSDF.





Geovana Castilho da Coloplast e Isabel.


Ostomizadas Tânia Oliveira e Isabel.
  

 Ostomizados Sr. Odilon e Isabel.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração dos Direitos dos Ostomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Ostomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que eles requerem. Eles precisam receber as informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios.
É o objetivo declarado da Associação Internacional de Ostomizados que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.
O ostomizado deve:
1. Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que ele tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um ostoma.
2. Ter um ostoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3. Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de
enfermagem especializada em ostomas nos períodos pré e pós operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4. Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma.
5. Receber informações completas e imparciais sobre todos os
fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país
6. Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para
ostomia.
7. Receber informações sobre sua Associação Nacional de Ostomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8. Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9. Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de ostomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a
fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à ostomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do ostomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993
Revisado em junho de 1997
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.